segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Madeline (1998)

A história de Madalena foi criada pelo autor e ilustrador Ludwig Bemelmans.

Ludwig Bemelmans escreveu e ilustrou cerca de 40 livros para crianças e adultos, nasceu no Tirol austríaco a 27 de Abril de 1898 e faleceu a 1 de Outubro de 1962.

Mudou-se para os Estados Unidos em 1914 onde começou por trabalhar na indústria hoteleira, mais tarde abriu o seu próprio restaurante. Em 1918 torna-se cidadão americano.
Em 1934 edita o seu primeiro livro infantil que foi seguido por uma sequência de histórias infantis com moderado sucesso.
A 5 de Setembro de 1939 é editado o grande sucesso do autor, o primeiro livro da série Madalena. Na altura várias editoras acharam que o livro era demasiado sofisticado para as crianças, mas acabou por ser publicado pela editora Simon e Schuster. Seguiram-se mais seis livros com as aventuras da Madalena.

Madalena é uma menina órfã muito esperta, divertida, corajosa, decidida e amiga do seu amigo. Ela vive em Paris num orfanato juntamente com as suas 11 amigas órfãs e a tutora Miss Clavel.

Em 1952 foi feita uma curta metragem de desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" dirigido por Robert Cannon.

Em 1989, a Dic em cooperação com a Cinar fazem uma adaptação em desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" num especial para televisão para a HBO. O especial foi escrito por Judy Rothman que também escreveu os outros projectos para TV. O especial foi nomeado para um Emmy na categoria de Melhor programa de animação.
Em 1991 a Cinar adaptou para desenhos animados os outros 5 livros da Madalena com canções compostas pelo canadiano Jeffrey Zahn e letras de Judy Rothman.



Em 1993 a DiC produziu a primeira série de 20 episódios da Madalena. Com o sucesso da primeira série, em 1995 foram produzidos mais 13 episódios com o titulo "As novas aventuras da Madalena".

Em 2001 foram produzidos mais 28 episódios.

A série Madalena estreou em Portugal em 1993 na TV2(RTP 2) no espaço infantil "Um-dó-li-tá". A dobragem portuguesa foi dirigida pela actriz Ermelinda Duarte nos estúdios da Nacional Filmes, tendo como narrador o actor Ruy de Carvalho. A série voltou a ser repetida na RTP 2 . Em 2001 a SIC passou a nova série com uma nova dobragem.


Video do genérico interpretado pela actriz Manuela Couto



Sem comentários:

Enviar um comentário