quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Criador de “Heidi” esteve na Nazaré

Produzida em 1974, Heidi foi uma das personagens de maior êxito mundial de desenhos animados. A história da menina de cinco anos, que vivia em liberdade pela natureza, no alto das montanhas suíças, na companhia do avô, deixou marcas em toda uma geração. Heidi, que veio do Japão, foi uma das maiores criações de sempre de Yoichi Kotabe.

O autor esteve no passado sábado na Nazaré para ser a figura principal da Palestra “Cinema de Animação Japonês” realizada pela Biblioteca Municipal, com o apoio da Embaixada do Japão, em Portugal.

Yoichi Kotabe ficou “impressionado” quando o público, que enchia o auditório, afirmou ter acompanhado a vida de Heidi. “Fiquei impressionado com o facto de Heidi ter sido mais vista cá do que no Japão”, disse.

Kotabe, que criou esta história há 40 anos, ficou “satisfeito por ainda hoje as pessoas gostarem desta personagem”.

O criador lembrou que o sucesso da história se deveu ao trabalho de uma vasta equipa, que com ele trabalhou, na criação, animação e no estudo “dos gestos e movimentos da vida quotidiana das pessoas”, que captaram o interesse e a atenção do público.

“A história tem de ser o mais real possível, não deixando, nunca, de ser uma animação”, frisou.

A iniciativa contou, ainda, o professor da ESAD, Fernando
Galrito, organizador da Monstra – Festival de Animação de Lisboa e um dos grandes especialistas portugueses em cinema de animação e de Toshikatsu Wadam professor na Universidade de Tóquio, outro especialista da temática.

Esta actividade da Biblioteca Municipal teve como finalidade dar a conhecer a banda desenhada e o cinema de animação japonês através do testemunho de dois especialistas nipónicos da temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário